Curva "S" x Sprint Burndown Chart
- Rogério R R Coelho
- 11 de jun. de 2017
- 2 min de leitura


O que é o Sprint Burndown Chart e o que a Curva "S" tem em comum?
O Sprint Burndown Chart é uma simplificação da Curva "S" na qual o acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos é realizado de forma decrescente, ou seja, o ponto de partida é valor que precisamos alcançar (total de pontos para o sprint) e o ponto de chegada seria todo o trabalho realizado, ou seja, zero.
Desta forma, a medida que as semanas passam você decrementa do total de pontos previstos para o sprint o total de pontos que foi executado.
E o que isso tem em comum com a Curva "S"?
A Curva "S" é uma ferramenta antiga no planejamento de projetos. A Curva "S" é montada para o projeto inteiro ao contrário do Sprint Burndown Chart que é montado para um sprint.
A Curva "S" é baseada em três valores: valor planejado (PV - planned value), custo real (AC - actual cost) e valor agregado (EV - earned value) e a comparação destes valores nos permite saber se o andamento do projeto está dentro do orçamento e dentro do prazo.
No caso do Sprint Burndown Chart são considerados valores planejados e valores realizados e com isso, podemos considerar que o planejamento corresponde ao PV na Curva "S" e os valores medidos em cada semana correspondem ao EV. Não esquecendo que um faz contagem crescente e o outro decrescente.
A famosa "boca do jacaré" da Curva "S", no Sprint Burndown Chart fica invertida. Pontos acima do planejamento correspondem a atrasos no planejamento e pontos abaixo a adiantamentos no planejamento.
O Sprint Burndown Chart não apresenta valores relativos ao orçamento e por isso, entendo como uma simplificação da Curva "S".
Podemos normalizar os valores do Burndown Chart para obtermos o índice de performance de agendamento SPI que corresponde a qtd pontos realizados / qtd pontos planejados.
Se não ficou claro como funciona o Sprint Burndown Chart, assista a vídeo aula feito pelo pessoal do Site Campus - https://sitecampus.com.br